Sobre nós


Missão
Difundir conhecimentos à comunidade acadêmica e externa, por meio da constante capacitação do grupo através de atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão.

Visão
Estabelecer-se como um grupo de referência e atuante na Universidade, valorizado pela qualidade de suas atividades, reconhecido pelo trabalho em grupo e fortalecido pela motivação de seus integrantes.

Valores
União - Ética - Proatividade - Organização - Comprometimento

Um pouco da história do grupo

O grupo PET Engenharia Química da UFPR foi fundado em 23 de novembro de 1992 pelo professor Moacir Kaminski. Nessa época, o PET ainda era o Programa Especial de Treinamento e o grupo era mais focado na área de pesquisa. Muitas atividades surgiram ao longo dos anos em que o grupo se consolidou como um importante provedor de atividades com a graduação, das mais conhecidas os seus minicursos, a realização de palestras e visitas técnicas e sua mais notável atividade de extensão, o Projeto Meio Ambiente.

O grupo hoje recebe a tutoria do professor Carlos Alberto Ubirajara Gontarski, mas além dele e do professor Kaminski, também já foram tutores do grupo os professores: Luiz Fernando de Lima Luz Jr., Georges Kaskantzis Neto e Regina Maria de Matos Jorge.

Um pouco sobre o PET Engenharia Química da UFPR

O grupo PET Engenharia Química é um dos mais antigos da UFPR. Em 2012, o professor Kaminski deu uma palestra motivacional para os futuros engenheiros químicos da graduação e falou um pouco sobre sua história como tutor do grupo. O PET-EQ mantém 12 bolsistas e até 6 não-bolsistas em sua constituição, onde todos são responsáveis pelo planejamento, realização e relatório das diferentes atividades do grupo.

O PET-EQ é o local ideal para os estudantes com potencial e vontade para aproveitar ao máximo o que a Universidade tem a oferecer. O estudante lida com atividades das mais diferentes naturezas, como uma pesquisa individual ou em grupo, organização de eventos, palestras e visitas técnicas, realização de cursos (como organizador ou ministrante das aulas) e envolvimento político dentro da instituição (congressos do PET, reuniões com outras entidades estudantis ou em esferas administrativas da UFPR). Através dessas atividades, cada um desenvolve diferentes tipos de habilidades, como a criatividade, o comprometimento, a comunicação e a competência.

Além disso, o grupo busca trabalhar para que os novos membros se adaptem rapidamente ao ambiente de trabalho. Como todas as decisões são colegiadas, ou seja, precisam passar pela aprovação dos integrantes em uma reunião ordinária, todos, independente do tempo de participação do PET, têm direito a voz e voto e são incentivados a isso. Esse ambiente é importante para despertar naqueles que têm a oportunidade de fazer parte desse Programa o senso de responsabilidade e a capacidade de liderança.

Como o PET contribui para o curso de Engenharia Química

Nos cursos de Engenharia Química contemplados com o PET, o programa é uma atividade extracurricular, assim como as empresas juniores, os tradicionais centros acadêmicos e os programas de monitoria. Os grupos PET de Engenharia Química realizam suas atividades pensando no complemento dos cursos de graduação, desenvolvendo tanto o lado técnico como cidadão dos graduandos. Por exemplo, durante o curso, nem todos os estudantes têm contato com uma indústria química antes da realização do estágio e, de modo a suprimir esta falta, uma das atividades ofertadas é a realização de visitas técnicas às indústrias químicas acompanhadas por um engenheiro, permitindo um contato inicial com processos de fabricação e com o dia-a-dia de uma empresa. O PET organiza projetos sociais e abre espaço para a graduação participar, mantendo a proximidade e praticidade dessas atividades com a vivência acadêmica dos alunos. Essas atividades de extensão aprimoram a formação social dos alunos através do contato com a comunidade e desenvolvem a responsabilidade social.

As atividades de ensino têm como objetivo assimilar e aperfeiçoar os conteúdos vistos em sala de aula pelos alunos. Os alunos do PET são capacitados a ministrarem cursos sobre softwares computacionais que estão presentes no dia-a-dia do profissional de engenharia, seja um software básico de planilhas eletrônicas ou um software mais elaborado de simulação de processos. O interesse dos alunos por esses cursos é alto, uma vez que não estão presentes na grade curricular do curso e são ferramentas poderosas para a resolução de problemas de Engenharia. Na área de pesquisa, é obrigatório que alunos do PET desenvolvam atividades de cunho científico, em grupo ou de forma individual, e apresentem anualmente seus trabalhos em eventos de iniciação científica.

Outros grupos PET nos cursos de Engenharia Química do Brasil

Existem também outros Grupos PET de Engenharia Química no Brasil, além do nosso da UFPR. Aproveite para conhecê-los!




Nenhum comentário: